Se há alguns anos os revestimentos cerâmicos com formato de no máximo 60 cm dominavam o mercado de acabamentos, hoje os porcelanatos em grande formato são a principal tendência do setor. Eles são peças de medidas amplas, que alcançam tamanhos bastante variados com peças de até 300x150 cm e se tornaram os queridinhos de arquitetos e designers.

Capazes de contribuir com a composição estética de qualquer ambiente, os porcelanatos em grande formato proporcionam um aspecto uniforme, pois por serem peças grandes têm menos rejuntes. O diretor da Compose, Beto Marianelli, explica as vantagens do produto. "São peças que vêm se destacando pela versatilidade, pois podem ser utilizadas como pisos ou revestimentos de bancadas e paredes. Elas proporcionam um efeito estético de amplitude e continuidade ao ambiente, agregando em sofisticação", destaca.

Os benefícios de utilizar o produto são diversos e por isso eles são cada vez mais comuns em projetos arquitetônicos. Há peças com a aparência das pedras naturais, como o mármore, que proporcionam o visual muito similar, com a vantagem de terem menor custo e manutenção muito mais fácil, por exemplo. A facilidade de limpeza e resistência dos porcelanatos também são fatores levados em conta na hora da escolha, pois são resistentes e fáceis de limpar, permitindo o uso de produtos de limpeza e até mesmo lavagem frequente.

PORCELANATO NAS BANCADAS DE BANHEIRO E COZINHA
O porcelanato é mais resistente e menos poroso que materiais bem mais caros, por isso suporta bem altas temperaturas e é mais difícil de manchar. A bancada pode ser feita sobre uma base em alvenaria ou estrutura metálica. As opções servem muito bem às bancadas do banheiro e da cozinha, por isso já têm sido vistas em diversos projetos. Da Decortiles para Compose, o Marmo Branco é uma opção de produto que ganhou as bancadas de vez.

REVESTIMENTO DAS PAREDES
Os porcelanatos também são opções de revestimentos muito utilizados nas paredes. Utilizar o mesmo material por todo o ambiente é uma excelente ideia para quem gosta de um espaço visualmente mais harmônico e se preocupa com uma ideia de continuidade e identidade. Em ambientes pequenos, o resultado ainda pode ajudar na sensação de amplitude, causada pelo menor uso de linhas e informação. O Tribeca Fendi, da Biancogres para Compose, é uma opção de porcelanato que remete ao cimento e pode ser usado para deixar um ambiente mais rústico e amplo, no piso e paredes de um banheiro, por exemplo.

CABECEIRA DA CAMA DE PORCELANATO
Uma das maneiras criativas que mais tem aparecido ultimamente é o porcelanato na cabeceira. A aplicação segue o processo tradicional de assentamento e pode ser feita de diversos modos. A imaginação está liberada para explorar diferentes alturas (a média fica entre 50 e 80 cm), revestir todo o espaço de fundo da cama e ainda fazer composições cheias de estilo com outros tipos de cabeceiras, como é o caso do revestimento Tanzania Wine, da Porcelanosa para Compose, com aspecto de madeira na parede de cabeceira do quarto.

PORCELANATO COMO PAINEL DA TV
A versatilidade dos porcelanatos é gigante e um dos usos dele atualmente é compondo o painel da Tv instalada na parede. Revestindo tudo ou apenas um detalhe, eles chamam a atenção e conferem requinte e imponência ao ambiente. O modelo Athos, da Roca para Compose, remete ao mármore natural claro, cheio de elegância.

PISOS CLÁSSICOS E MODERNOS NO PORCELANATO
Escolher o porcelanato para pisos é a utilização mais comum do produto. E não é a toa: eles têm menos rejunte e dão sensação de amplitude aos espaços.

fonte: Folha Vitória, com informações da Compose
imagem: bialasiewicz , de envatoelements